Como surgiu o Dia da mobilidade elétrica?

Quanto mais pesquisamos a história dos veículos elétricos, maior é a curiosidade em compreender como uma tecnologia do passado poderia se tornar promissora no futuro. A explicação está na preocupação com as mudanças climáticas e a consciência de que os recursos naturais são finitos ganham força ao mesmo tempo em que ocorrem grandes avanços na eletrônica, microprocessadores, conectividade e tecnologia das baterias, impulsionada pelo largo uso de tecnologia. Tudo isso em um mundo cada vez mais populoso.

Essa nova conjuntura criou um cenário em que a eficiência energética e a preservação do meio ambiente estão fortemente ligadas e fundamentais na busca pela sustentabilidade. Porém, não é um caminho fácil. A implementação de qualquer tecnologia revolucionária sempre encontra barreiras. A mobilidade elétrica traz grandes vantagens à população e ao planeta, permitindo o uso racional e eficiente dos recursos naturais.

Com o objetivo de combater a dependência de combustíveis fósseis e as consequências negativas para o planeta, surgiu o Dia da Mobilidade Elétrica. Em 2015, durante a Conferência das Partes – COP 21, o Brasil assumiu no âmbito do Acordo de Paris o compromisso de reduzir as emissões de gases poluentes em até 43%, até 2030. E os veículos com motores verdes são bons aliados para este plano se concretizar.

Para chamar a atenção do poder público, da iniciativa privada e conscientizar a sociedade sobre a necessidade de adotar novos hábitos para cidades mais sustentáveis, foi criado o Dia da Mobilidade Elétrica. O evento conta com uma carreata de veículos elétricos e após uma exposição para apreciação dos interessados. O evento reúne desde carros elétricos ou híbridos, bicicletas, patinetes, ônibus e até caminhão. Aqueles que estiverem a pé podem seguir o trajeto em ônibus elétricos disponibilizados pela organização do evento.

A ação é uma iniciativa do Veículo Elétrico Latino-Americano, evento que reúne componentes, infraestrutura e serviços relacionados ao desenvolvimento da vida elétrica no país.

FONTE: FGV e Sustentabilidade.com

Envie seu comentário

Vantagens de um veículo elétrico para o seu negócio
POSTAGEM ANTERIOR
Dia da mobilidade elétrica
PRÓXIMO POST

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *